sexta-feira, 1 de maio de 2015

FOBIA SOCIAL

O que é?

Também conhecida como transtorno da ansiedade social, transtorno ansioso social ou simplesmente ansiedade social, é um transtorno que se caracteriza por uma ansiedade elevada, quando uma pessoa é (ou julga ser) exposta a situações de avaliação social. O indivíduo portador dessa anomalia, quando exposto, se mostra inquieto, nervoso e chega a manifestar reações físicas tidas até como irracionais, como, por exemplo, rompantes nervosos em casos mais extremos.

As pessoas que sofrem com a ansiedade social, geralmente, tendem a se mostrar apreensivas em momentos de exposição, quando o foco de atenção é direcionado a elas, se sentem coagidas, ainda que a situação não denote isso. Reflexo de um medo de que tal exposição sofrida gere algum tipo de embaraço.

As principais situações em que uma pessoa com fobia social se revela mais propensa a ter manifestações físicas são:
*Situações onde tenha que lidar com pessoas que não são conhecidas ou próximas como familiares ou amigos;
*Quando se encontra numa ocasião em que é submetida a algum tipo de julgamento ou avaliação; esse tipo de ocasião muitas vezes é criado na mente do indivíduo sociofóbico, na maioria das vezes não sendo uma situação real de julgamento ou avaliação àquela pessoa.

As origens da fobia social podem ser a pré-disposição genética, por consequência de traumas sofridos, ou simplesmente por influências do meio social em que a pessoa vive. Pesquisadores afirmam que a própria sociedade moderna já oferece os fatores de risco que podem desencadear um quadro de fobia social em um indivíduo.
Uma vez que está ligada diretamente com a sensação de ansiedade, a fobia social pode ter também sua explicação em fatores biológicos do indivíduo. Estima-se que 10% da população mundial sofreu ou sofrerá em algum momento de sua vida um quadro de fobia social. É importante esclarecer que a ansiedade social é um problema crônico; porém, não é incurável e como quase todos os transtornos psíquicos identificados na sociedade moderna, com a evolução dos estudos psicológicos, neurológicos e sociais, pode ser tratada de forma satisfatória e eficiente, permitindo ao indivíduo uma plena convivência em sociedade.
Hoje, o transtorno de ansiedade social é tido como uma anomalia da sociedade moderna, tal como o estresse, a síndrome do pânico e muitas outras anomalias psíquicas.
Fonte: site Fobia Social

É possível tratar a fobia social com sessões de Hipnose condicionativa. Durante o tratamento afastamos o crítico e trabalhamos no inconsiente para a higienização mental e quebra dos padrões mentais que ocasionaram os registros de traumas. A resposta tem sido muito boa em relação ao processo X resolução do problema principalmente quando há entrega por parte do cliente.
Jana Dresch

Nenhum comentário:

Postar um comentário