quarta-feira, 6 de maio de 2015

HORTELÃ EVITA A MÁ DIGESTÃO E TEM AÇÃO EXPECTORANTE

Propriedades medicinais:
A hortelã possui propriedade anti-séptica, anestésica, tranquilizante suave, analgésica, antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante das vias respiratórias pelo óleo essencial, portanto é ótima na prevenção de resfriados.

Para quem sofre de insônia a dica é preparar um chá ou um banho uns 30minutos antes de deitar e isso ajudará bastante, o ideal é fazer esse procedimento durante uns 10 dias seguidos para obter um bom resultado.

Para desbloqueio das vias nasais faça uma inalação com água quente dentro de uma bacia e coloque um punhado de folhas de hortelã cobrindo a cabeça com uma toalha durante uns 20 minutos. Feche todas as janelas do ambiente e sempre agasalhado, depois fique em repouso de preferência agasalhado.

Mastigar as folhas ajuda a combater o mau hálito. É um antisséptico e analgésico muito eficaz e, portanto, é recomendada para o tratamento de feridas, faça maceração das folhas e aplique sobre a ferida passando uma gase por cima, deixe agir algumas horas e depois troque.

Benefícios da hortelã:
Evita a má digestão: A hortelã ajuda na digestão porque reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a digestão dos nutrientes. Além disso, ele é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos.

Reduz os gases: A hortelã, especialmente o chá de hortelã-pimenta, ajuda a reduzir os gases. Isto porque esta planta medicinal possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

Melhora a Síndrome do Intestino Irritável: Pesquisadores da Universidade de Adelaide, da Austrália, concluíram que o hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Os resultados do estudo mostram como a hortelã ativa um canal anti-dor no cólon, acalmando a dor inflamatória no trato gastrointestinal.

Ação expectorante: O mentol presente no hortelã se destaca pela ação expectorante e por isso ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode utilizar como um óleo de hortelã que será passado no corpo ou pode ingerir o hortelã em si.

Quantidade recomendada de hortelã por dia:
A orientação é consumir cerca de 50 gramas de folhas de hortelã, o equivalente a duas colheres de sopa, ao dia. A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.

Uma boa maneira de preparar o chá de hortelã é:
Separe uma colher de sopa de folhas de hortelã. Coloque uma xícara de água para ferver. Quando estiver fervendo, coloque o hortelã e tampe. Deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e beba. O melhor horário para consumir este chá é durante a digestão. 

Contraindicações:
A hortelã é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução dos ductos biliares, pessoas com anemia, crianças menores de dois anos e pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial.

Riscos do consumo excessivo:
O excesso de hortelã podem causar contrações uterinas (atenção as gestantes), atrapalhar o sono, diminuição da sensibilidade, falta de ar e, em casos muito raros, pode causar asfixia em crianças e lactantes.



Bom uso. Jana Dresch

Nenhum comentário:

Postar um comentário