segunda-feira, 4 de maio de 2015

A PEDRA ESMERALDA (INSPIRAÇÃO E AMOR)



 A Esmeralda é a pedra da Inspiração e do amor bem sucedido, ela possui uma energia especial que tem um forte poder harmonizador e capaz de eliminar toda forma de negatividade. Por sua grande forçar, a pedra Esmeralda foi usada por diversas civilizações como os Incas e Astecas para ampliar as capacidades psíquicas; Cleópatra a utilizava como elixir da juventude e beleza. No campo mental, ela age despertando o poder de clarividência e também intensificando nossas capacidades mentais. No corpo físico, atua como uma forte pedra de cura, pois promove a desintoxicação do fígado, melhora os problemas de coluna e é muito recomendada para casos de diabetes e para fortalecer a visão. 

O que são Pedras preciosas:
Pedras preciosas são minerais cristalinos que se distinguem pela sua beleza, pureza e cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.Pedras Preciosas
As pedras preciosas são diferentes das pedras comuns, tendo a sua aparência mais caracterizada pelas cores e pelos brilhos, sendo muito valiosas devido à sua robustez  e, principalmente, pela sua raridade. Cada pedra preciosa tem a sua própria característica, seus próprios componentes e significados.
Normalmente, são encontradas nos chamados garimpos ou nas minas. Depois de serem devidamente lapidadas, se transformam em um artefato de joalheria. A pedra preciosa também é chamada de “gema” e tem o seu valor determinado pela raridade da sua cor, pureza, lapidação e peso. Alguns exemplos de pedras preciosas são: diamante, corindo, safira, rubi, esmeralda, berilo, água-marinha, zircão, turmalina, topázio, opala nobre, espinela, crisólito oriental. Atualmente, já são fabricadas pedras preciosas em fornos elétricos a elevadas temperaturas, tendo como matéria-prima o material fundido que se obtém de resíduos das pedras. As pedras preciosas podem ter diversas utilizações, sendo mais comum na confecção de jóias e objetos valiosos de arte. No entanto, também são utilizadas em peças para instrumentos de precisão ou ainda na fabricação de abrasivos.
Pedras semipreciosas. ​O conceito de pedras semipreciosas surgiu no começo do século XX, mas atualmente está em desuso pelos grandes joalheiros do mundo. Todas as pedras preciosas devem ser classificadas como "gemas", sendo que algumas possuem maior raridade e valor de mercado do que outras. Popularmente, ainda são consideradas pedras semipreciosas alguns minerais cristalinos não tão valiosos e de menor dureza, como por exemplo, o quartzo hialino (cristal de rocha), ametista, topázio defumado, quartzo rosa, calcedônia, crisopraso (variedade da ágata), cornalina, ágata, ônix, jaspe e heliotrópio.
O Brasil não têm uma lei de especifique o que são pedras preciosas, ao contrário da França, que possui uma lei definindo que toda a pedra com um grau de dureza maior que o do vidro, apresentando um aspecto agradável, pode ser considerada uma pedra preciosa.

Significado das pedras preciosas:
De acordo com a cultura popular, cada pedra preciosa possui um significado místico ou espiritual:

Ágatas: Prosperidade, amizade, proteção, justiça e vitalidade. É excelente para combater a ansiedade, transmitindo muita paz e tranquilidade. 


Ametrino: Indica a mediunidade, capacidade de estabelecer ligações, sendo um auxiliador na busca pelo sentido da vida. Era utilizada para aliviar as dores pelo corpo. Encontrada na América do Sul.

Aragonita: Tem origem na cidade de Aragonia na Sicília. A aragonita é usada para acalmar, para pesadelos e para dores reumáticas.

Âmbar: Indica sorte, cura, proteção, beleza e amor. É usada para dar motivação e para tratar de dores musculares. Os povos antigos usavam essa pedra para afastar os maus espíritos e dar alegria.

Berilo: Sensibilidade, amor, energia. Estimula a sexualidade e a atração por parte do sexo oposto.

Calcedônia: Significa paz, proteção e traz sorte para o portador. Trata dos problemas de visão e das cordas vocais. Segundo os povos antigos, essa pedra era usada com objetivo de acabar com ilusões.

Calcite: É uma pedra de espiritualidade, paz e amor, cura e proteção. Segundo os povos antigos, essa pedra atrai bons pensamentos e elimina os maus.

Citrino: Prosperidade, auto-estima e sucesso profissional. Essa pedra é usada para evitar pesadelos, trazer paz e sabedoria ao seu portador. Segundo a história, os povos antigos romanos usavam-na para se protegerem de maus-olhados.

Coral: Significa vitalidade e o equilíbrio emocional. Segundo os povos antigos, essa pedra fortalece a amizade e tira a inveja, era muito usada como pedra de proteção.
Coralina: Proteção, paz, cura e sexualidade. Era uma das pedras mais valiosas. Costumavam ser usadas pelos egípcios para a renovação, tendo ainda características divinas.

Crisocola: Essa pedra tem como característica a paz, sabedoria, amor e principalmente os negócios. Segundo consta, essa pedra ajuda em questões de trabalho e dinheiro, proporcionando mais riquezas.

Crisoprásio: Relacionada com a felicidade, sorte, cura, dinheiro e prosperidade. Essa pedra estimula a autoconfiança e traz estabilidade financeira. No Egito era usada para proteção contra a magia negra.

Cristal: Harmonia e energia, usado normalmente para uma estabilidade física e espiritual como uma cura. É a pedra mais famosa da antiguidade, muito conhecida por ser uma potencializadora de energia.

Diamante: Uma das pedras preciosas mais famosas e com um alto valor comercial. É vista como vitalizadora espiritual, estimuladora sexual, traz proteção, coragem, cura e força. Muito usada como símbolo de amor e união.

Dolomite: Pedra de harmonização, calmante e limpeza. O seu uso é atribuído a pessoas que têm um temperamento mais agitado ou agressivo. Equilibra os desejos e as necessidades. Na Idade Média essa pedra era moída e usada no tratamento da pele e dos ossos.

Dumortierita: Para a disposição e concentração. Essa pedra traz harmonização para o ambiente à sua volta, tirando energias negativas e proporcionando relaxamento na meditação.

Esfénio: Poderes mentais e espirituais. Segundo os povos antigos, essa pedra era usada para proteção espiritual e equilíbrio mental.

Esmeralda: Serve de proteção para aqueles que estão viajando. As suas características são o amor incondicional e a confiança. Segundo a história, Cleópatra usava essa pedra com a crença de que tinha um efeito de rejuvenescimento.

Fluorite: Fortalecimento e auto confiança. Era usada para tratar de insônia e para ajudar as pessoas a superarem momentos difíceis. Segundo a história, era usada na China para proteção de magia negra e pensamentos maus.

Heliotrópio: Satisfação, a vitalidade e o sono. Essa pedra era usada para prevenir pesadelos e proporcionar um sono tranquilo. Acreditava-se que tinha um efeito rejuvenescedor e purificador do corpo. Na Índia era usada para afastar doenças e inimigos.
Fonte parcial: site www.significados.com.br 

LIMPANDO E ENERGIZANDO SEUS CRISTAIS E PEDRAS
A limpeza de um cristal consiste em fazer com que todas as energias negativas e positivas absorvidas anteriormente por ele sejam descarregadas mantendo-se neutro energeticamente. Para que a energia dos cristais ou pedras possam estar em pura sintonia com a sua própria energia, é necessário que se faça, de vez em quando, uma limpeza energética, principalmente antes de seu primeiro contato com os cristais e quando eles forem usados para trabalhar com outras pessoas.

Os métodos de limpeza energética mais utilizados são:
1-Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais em qualquer dessas águas, contanto que não estejam poluídas, pelo tempo que a sua intuição determinar.
2-Água com sal grosso: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem com o sal, e podem perder o brilho e a cor.
3-Defumação: Acenda o incenso de sua preferência (sálvia, cedro, defumador. etc) e sopre bastante sobre seu cristal, defumando todas as suas faces e toda a sua área, pelo tempo que achar necessário.
4-Drusa (para limpeza de pedras pequenas): Coloque suas pedras sobre uma drusa (aglomerado) de Cristal de Quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é autolimpante e auto-energizante.
5-Sopro: Mentalize luz branca, ou violeta, e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.
6-Chuva: Deixe seu cristal sob chuva forte. É um ótimo método de limpeza.
7-Selenita: O método mais prático, eficiente e rápido para limpar Energeticamente qualquer tipo de cristais ou pedras, é usar um bastão natural de Selenita (ou Gipsita). Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste um Cristal de Quartzo, cuja ponta deve estar direcionada para todas as pedras que estejam necessitando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe as pedras nessa posição por cerca de trinta segundos, e elas já estarão todas limpas e energizadas simultaneamente. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.

Método de Energização:
A energização devolve ao cristal a sua propriedade energética deixando-o em condições próprias para o uso imediato. Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar as baterias".

Os métodos mais conhecidos são:

1-Sol: Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do Sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
2-Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (Lua crescente ou cheia, de preferência).
3-Sol/Lua: Coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do Sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
4-Terra: Como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo. Pode-se também enterrá-los num jardim ou vaso de plantas.
5-Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.
6-Energização com as mãos: Coloque o cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.
7-Drusa: Da mesma forma que limpa, a drusa também pode reenergizar seu cristal. Apenas coloque-o sobre uma drusa por um tempo mínimo de três horas.
8-Selenita: Durante o processo de limpeza pela Selenita, os cristais e pedras já estarão sendo automaticamente energizadas.
9-Incensos: Defume-os com incensos a base de sálvia, cedro e artemísia.
10-Circulo de Cristais: Colocar um círculo de cristais ativados (de preferência, mas não necessariamente, do lado de fora da casa, em contato com os elementos da natureza), com o cristal a ser ativado no centro. Se forem usados cristais de uma ponta para esse fim, as pontas devem todas convergir para o cristal a ser ativado no centro.

Você sentirá, de vez em quando, a necessidade de recarregar seus cristais, energizando-os. Quando os cristais são usados, tornam-se muito receptivos às vibrações das pessoas. Podem assimilar e reter suas energias, por isso devem ser limpos e recarregados após cada tratamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário