quinta-feira, 28 de maio de 2015

DETOX PARA A MENTE

Estamos o tempo todo ingerindo toxinas: no ar,  na água, nos alimentos com agrotóxicos, nos cosméticos e remédios. Isso sem contar as bebidas alcoólicas  e outros excessos das festas que passaram!

Um corpo saudável tem a capacidade de se desintoxicar, só que a verdade é que nosso corpo não foi criado para trabalhar tanto se livrando dos corantes, conservantes, açúcares, poluição e tantas outras toxinas da vida moderna.

Por isso um programa de desintoxicação regular pode ser de grande ajuda para o corpinho, que sua (literalmente) pra se livrar dos exageros.

Cinco dos nossos órgãos trabalham para eliminar as toxinas do corpo: pulmões, pele, sistema gastrointestinal, fígado e rins.

As práticas de Hatha Yoga podem ajudar o corpo na tarefa de se livrar do que não serve mais. O professor chileno Gustavo Ponce tem uma prática diária com essa função.

Gustavo, criador de vários métodos de Hatha Yoga, recomenda que a sequência abaixo seja feita diariamente, pela manhã, ainda em jejum.

Pratique 
Começar a prática com ujayi pranayama (respiração vitoriosa) permite que os pulmões "acordem" de forma suave, eliminando parte do ar residual, esse que sempre fica em nossos pulmões na respiração comum. 
 O kapalabhati (respiração do crânio brilhante) elimina totalmente esse ar viciado, aumenta a capacidade pulmonar e traz clareza de mente.
Uddiyana bandha (fecho ascendente), feito de forma apropriada, em conjunto com agnisara dhauti (limpeza pelo fogo) e nauli kriya (esse último você pode ver como se faz aqui), irrigam os órgãos internos de sangue fresco.
                           
A prática deve acabar com alguns minutos de meditação, que é a melhor desintoxicação que existe para nossas mentes viciadas nos excessos de estímulos da vida hoje!

Por Maria Cabral .:. Fotos: Huan Gomes
http://www.abertamente.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário